Segunda prova do Vestibular da UFSM tem como tema a Amazônia

Segunda prova do Vestibular da UFSM tem como tema a Amazônia

Foto: Nathália Schneider

O tema do segundo dia do Vestibular da UFSM foi divulgado na manhã deste domingo (14) em coletiva. O eixo que norteou a prova 2 (concurso é dividido em 3 provas, a primeira foi realizada no sábado e a terceira será nesta tarde) envolveu a Amazônia. Ao todo, cerca de 14 mil candidatos se inscreveram para as provas neste fim de semana, 11 mil deles só em Santa Maria, incluindo a etapa do Processo Seletivo Seriado (PSS), que ocorreu toda no sábado e reuniu 3 mil concorrentes. 

Na entrevista, a vice-reitora Martha Adaime, o pró-reitor de Graduação da UFSM, Jerônimo Tybusch, e o comandante do Comando Rodoviário da Brigada Militar, capitão Tiago Nunes, fizeram uma avaliação sobre a segunda etapa das provas. Na ocasião, também foi divulgado o percentual de abstenções.

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

A vice-reitora abriu a coletiva agradecendo a presença de todos:

– Estamos torcendo pela vaga dos estudantes. As famílias em peso aqui no campus aproveitando o nosso belo espaço, é um prazer tê-los aqui. Todos os que nos ajudaram com a logística. Toda nossa equipe vai nos dar um retorno sobre o processo, o que falhamos, o que acertamos. Queremos que os vestibulandos se identifiquem com a nossa UFSM.

Abstenções do segundo dia

Durante a coletiva, foi divulgado o número de abstenções relativo ao segundo dia de Vestibular da UFSM. O dado é de 15,14%. No sábado (13), o registro foi de 8,5% no PSS,  e 13,63%, no Vestibular. O total de inscritos trabalhado pela instituição é de 14 mil estudantes. Na segunda-feira (15),  no entanto, os dados serão revistos e atualizados.

  • Abstenções na prova 2 do Vestibular - 15,14%

Tema da prova

O pró-reitor de graduação também fez um agradecimento pelo trabalho realizado pela imprensa e funcionários envolvidos na organização do vestibular. Além disso, divulgou o eixo que norteou a prova. A 2 contou com questões envolvendo a Amazônia. Todas, conforme explicou o pró-reitor, discutiram biodiversidade, situações sociais e culturais e geopolítica.

Atendimentos e ocorrências

Segundo o capitão Nunes, o único registro de acidente de trânsito aconteceu no início da manhã, quando ainda havia deslocamentos dos vestibulandos para a realização da prova. Jerônimo ainda agradeceu o trabalho integrado da instituição com os órgãos de segurança:

– Agradecemos a todas as empresas que estiveram aqui no nosso espaço colaborativo. Já começamos a fazer a avaliação do que podemos melhorar para a próxima edição. Conversamos com as forças de segurança, e agradecemos pelo apoio nesse trabalho integrado.

Seis ocorrências de saúde foram atendidas pelo Serviço de Emergência Universitário (SEU), nenhuma delas foi encaminhada ao hospital.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Letícia Almansa Klusener

POR

Letícia Almansa Klusener

leticia.almansa@diariosm.com.br

Calor, atendimentos médicos, acidente, abstenção e Amazônia: como foi a manhã de prova na UFSM Anterior

Calor, atendimentos médicos, acidente, abstenção e Amazônia: como foi a manhã de prova na UFSM

Estudantes concluem o primeiro dia de provas do Vestibular e PSS da UFSM; veja como foi Próximo

Estudantes concluem o primeiro dia de provas do Vestibular e PSS da UFSM; veja como foi

Educação